pERGUNTAS FREQUENTES.

Dúvidas?

Faz frio no balão?


Como o balão viaja à mesma velocidade do vento, dificilmente você passará frio.

Existe pouca diferença entre a temperatura no balão e a temperatura na superfície.




Que tipo de roupa devo usar?


O mais confortável e de preferência tênis. É aconselhável levar um casaco leve em caso de frio. Se estiver calor, poderá tirá-lo facilmente. Recomendamos levar boné, óculos de sol e protetor solar (para peles mais sensíveis). Não aconselhamos o uso de chinelos, salto alto, vestidos e saias. Não é permitido portar bolsas grandes ou mochilas durante o voo.




O que devo levar no voo?


Câmera fotográfica, Celular ou Filmadoras (ex: GoPro) são importantes para registrar as recordações do seu passeio de balão.




Qual a altura que o balão atinge durante o voo?


A maior parte do tempo o voo acontece de 30 a 50 metros, numa altura mais contemplativa das paisagens. Mas em alguns momentos o balão poderá atingir até 500 m, altura em que se pode ter uma visão panorâmica da região; em dia de céu limpo pode-se ver a uma distância de 100 km.




E se precisar ir ao banheiro?


Não há banheiros a bordo do balão.

Planejar é o principal. Já que o tempo médio de voo é de 1 hora, planejar antes é recomendável.




Posso fumar dentro ou nas proximidas do balão?


É absolutamente proibido fumar dentro ou nas proximidades do balão em virtude da grande quantidade de gás a bordo do mesmo.




Posso levar familiares e amigos para assistirem a decolagem?


Sim. Todos os seus familiares e amigos serão bem recebidos para presenciarem sua aventura no balão. Todavia, a Venha Voar não presta nenhum tipo de assistência para os familiares que resolvam se aventurar com seus carros, acompanhando a equipe de apoio em terra.




Quem pode viajar no balão?


Viajamos com passageiros com idade entre 3 e 90 anos. É importante que os passageiros sejam capazes de permanecer em pé durante uma hora e meia. Se tiver alguma dúvida sobre o estado físico ou motivo de saúde, comunique-nos antes de fazer a sua reserva. No caso de gravidez, recomendamos que não viaje de balão. Teremos todo o prazer em combinar uma data mais conveniente após o nascimento da criança.




A que velocidade voa o balão?


Depende sempre da velocidade do vento no dia do voo. Mas pode variar entre 5 e 30 km por hora.

Pilotos experientes podem voar a velocidades bem maiores, porém não com passageiros.




Porque os voos de balão são sempre cedo pela manhã ou ao anoitecer?


Para poder voar de forma segura, os balões precisam de condições frescas e estáveis. E o período de amanhecer e de anoitecer são os que mais satisfazem estas condições. A ascensão da corrente de ar quente começa mais ou menos 2h depois do nascer do sol, quando o sol aquece a terra. Depois a estrutura do ar se torna instável. Esta ascensão de ar quente começa a descer aproximadamente 2h antes do por do sol.




Qual a altura do balão?


Em média, um balão tem 30 metros de altura e o que varia mais de balão para balão é seu diâmetro que é função da capacidade de carga que se deseja ter.




O balão pousa no mesmo lugar de onde decolou?


Não. O balão é levado pelo vento e por isso não pode regressar voando para o ponto de partida. A equipe de apoio Venha Voar sempre acompanha o balão. Munidos de rádios, a equipe mantém contato constante com o piloto que os orienta sobre o local de pouso, permitindo que eles cheguem junto ou logo após o pouso final. Claro que existe uma mínima possibilidade de durante o voo pegar uma corrente de vento que traga o balão para o mesmo lugar, mas isso é algo difícil de acontecer.




Como se dirige um balão?


Balões simplesmente flutuam ao vento. O piloto controla a altitude do balão para encontrar as camadas de vento que o levariam para a direção que deseja. Um planejamento do voo assegura que haverá inúmeros locais para pouso na direção que o vento sopra.




Quanto tempo demora para encher ou esvazir o balão?


De 15 a 30 minutos para encher o balão. Em situações de campeonato pode se encher um balão em menos de 15 minutos.

Leva-se o mesmo tempo para esvaziar o balão e guardá-lo.




Balões podem voar anoite?


Sim. Porém balonistas não o fazem com frequência devido a pouca visibilidade e a necessidade de se utilizar equipamentos específicos além de luzes. A maioria dos balonistas são autorizados apenas a voar durante o dia.




Os balões podem voar sobre as montanhas?


Sim. Entretanto existem alguns problemas, em especial: se você pousar em um local sem estradas e de difícil acesso, será mais complicado resgatar o balão e o voo próximos às montanhas é acompanhado de rotores formados pelos ventos e diferenças de pressão.




Do que é feito o cesto do balão?


É feito basicamente de vime trançado, por ser leve, flexível e de fácil manutenção. Além disso, possui uma estrutura interna principal de aço, aonde este vime é trançado.




Quais são as diferenças entre o balão à gás e o balão de ar quente?


Um balão a gás é totalmente fechado e cheio de hélio ou hidrogênio.

Um balão a ar quente sobe e desce com o aquecimento do ar dentro dele.




O que acontece se um pássaro bater no balão durante o voo?


Não acontece nada. O tecido do envelope é mais resistente do que se imagina. É possível voar de balão com um buraco grande o suficiente para um homem atravessá-lo, isto se o buraco não for no topo do balão.




E se furar ou rasgar o balão durante o voo?


Mantendo o balão em bom estado e não excedendo seu limite de carga e temperatura isso nunca acontecerá, mas se acontecer o balão suporta pequenos furos de até 25 cm, principalmente se for abaixo da linha do equador. Um acúmulo de furos acarretará perda de ar quente diminuindo a velocidade de subida e a autonomia, com um aumento de consumo de gás.




Todos os balões a ar quente são iguais?


Balões a ar quente usam o mesmo sistema de maçarico, cesto e envelope. As diferenças estão na forma e tamanho do envelope, no sistema de esvaziar, na forma e tamanho do cesto e na configuração, design e número de queimadores do maçarico.




Quanto custa um balão?


Como carros e barcos o preço pode variar muito, principalmente em função da capacidade (2, 3, 4 ou mais pessoas). O custo dos equipamentos como rádio, ventilador, ferramentas, carros de apoio também devem ser considerados. Todavia, você precisa estar habilitado como piloto para comprar um equipamento ou apresentar um piloto para se responsabilizar pelo balão.

Entre em contato com a RUBIC BALOES (www.rubic.com.br) e solicite seu orçamento – podemos personalizar seu balão do modo que desejar e ministramos todas aulas práticas e teóricas para você obter sua licença e voar com segurança.




Do que é feito o envelope?


O material mais utilizado é Nylon Rip Stop. Polyester e outros tecidos são eventualmente utilizados. As partes baixas que formam a boca do balão são feitas de um material a prova de fogo chamado Nomex, similar ao material que pilotos de carro e bombeiros utilizam.




Qual o combustível utilizado no balão a ar quente?


É o gás propano, geralmente armazenado em tanques de alumínio ou aço.

Dependendo do tamanho do balão carrega-se de 80 a 120kg de gás.




Qual o tempo de vida útil de um balão?


Dependendo de quanto e como se cuida do balão o envelope pode durar mais de 400h de voo.




Para que servem as cordas no balão?


A corda da coroa no topo do balão é utilizada para estabilizar o balão durante o enchimento. As cordas de cativo são utilizadas para amarrar o balão e deixá-lo exposto e seguro em uma demonstração. A corda de segurança é utilizada apenas em algumas situações em que o piloto se aproxima do pouso e joga a corda para a equipe de apoio, possibilitando que a equipe puxe o balão para um local mais adequado.




É necessário ter habilitação para pilotar um balão?


Sim. Um certificado de Piloto de Balão (Brevet) é emitido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). São necessárias 16 horas de aula teórica e prática com instrutores para se formar piloto de Balão a Ar Quente.

Entre em contato com a RUBIC BALOES (www.rubic.com.br) para maiores informações de como se tornar um piloto de balão a ar quente.